Carolina Maria de Jesus recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFRJ.
Em uma homenagem póstuma, a UFRJ, na quinta-feira, 25 de fevereiro, por meio do Conselho Universitário (Consuni), reconheceu a catadora de papel negra, que vivia na favela e em meio há tantas adversidades se tornou escritora, como Doutora Honoris Causa.
A honraria Honoris Causa, que significa “por causa da honra”, é concedida independentemente da instrução educacional a quem se destacou por suas virtudes, méritos ou atitudes.
Carolina Maria de Jesus usou cadernos usados, recolhidos durante seu serviço como catadora, para descrever o cotidiano no qual vivia. Em 1958, com o apoio do jornalista Audálio Dantas, publicou seu primeiro e mais famoso livro ” Quarto do Despejo” a partir de anotações de vinte cadernos. Carolina se tornou peça fundamental na luta antirracista sendo tema de várias dissertações e teses ao longo dos últimos seis anos, segundo o portal de publicações acadêmicas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Saiba mais em : https://conexao.ufrj.br/2021/02/25/bitita-e-doutora/?fbclid=IwAR2eOHQfjOoe07hGkGNOlbFlxIvgivmsCtcdpEouTTdMZfX8dg67wDCovE0