Maglev-Cobra: o trem urbano do futuro
O Maglev-Cobra é um trem de levitação magnética desenvolvido pelo Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup), do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ). Consiste em uma das principais tecnologias na busca por melhoria na mobilidade urbana, por apresentar menor impacto ambiental, ser mais rápido , mais leve, e mais barato na maioria das vezes do que outros meios de transporte. Essa tecnologia magnética é utilizada em apenas três países: China, Coréia do Sul e Japão.
O Brasil lidera as pesquisas de desenvolvimento de trens de levitação por imãs de terras raras (que consistem em imãs produzidos a partir do grupo dos lantanídeos) à frente de Alemanha e China que realizam a mesma pesquisa.
O projeto, atualmente, passa por uma possibilidade de desativação, e para evitar que isso aconteça estão sendo procuradas empresas privadas interessadas em investir no projeto para aplicá-lo ao modal urbano.
A SECTI, por meio da FAPERJ, vai apoiar o projeto MagLev-Cobra, para isso reuniões estão sendo realizadas para discutir como possibilitar a implantação do MagLev no modal urbano. Tem pesado a questão sustentável no apoio ao projeto.
Leia mais em : https://ct.ufrj.br/?p=523
1 Comment
daqui a uns 20 anos, veremos isso e teremos a mesma sensação de saber que o Brasil estava na vanguarda do desenvolvimento tecnológico do carro elétrico e perdeu a chance, e do trem de levitação magnética, por favor, façam com que eu esteja errado