Programa desenvolvido na Coppe/UFRJ possibilita autonomia no uso de softwares para deficientes auditivos
Desenvolvido na Coppe/UFRJ o aplicativo LIBRASOffice foi projetado especificamente para auxiliar portadores de deficiência auditiva com relação ao uso de softwares, sendo livre e gratuito, apresentando funcionalidades equivalentes ao Microsoft Office como editor de texto e planilhas, dentre outros.
O LIBRASOffice surgiu de uma demanda de 2015 para auxiliar no treinamento de 20 pessoas com deficiência, das quais um terço portadoras de deficiência auditiva, contratadas pela Fundação Coppetec (que administra os projetos da Coppe), no âmbito do projeto Coppe Inclusão. Embora dominem a Língua Brasileira de Sinais (Libras), os deficientes auditivos apresentam limitação para ler em português. Essa limitação estava dificultando o treinamento dos contratados para exercer suas funções, em sua maioria administrativa.
A partir disso, estudantes e pesquisadores, sob a coordenação do professor Henrique Cukierman do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação(PESC) da Coppe, desenvolveram um software voltado para este tipo de usuário, lhe concedendo autonomia e dispensando a presença de um intérprete ou instrutor para o uso do computador. O projeto foi desenvolvido no Laboratório de Informática e Sociedade (LabIS) e faz parte de um projeto de extensão que leva o mesmo nome do laboratório.
Um projeto que iniciou com uma demanda local, poderá beneficiar milhões de pessoas em todo o País. “O trabalho realizado foi “apaixonante” para todos os envolvidos. O aplicativo pode resultar em um impacto muito grande para esse público. Afinal, são 12 milhões de pessoas surdas ou parcialmente surdas no País. O potencial de beneficiários é muito grande”, comemora o professor Cukierman.
Leia Mais sobre: https://www.coppe.ufrj.br/pt-br/planeta-coppe-noticias/noticias/pesquisadores-da-coppe-desenvolvem-programa-que-propicia-autonomia-a