quinta, 09 de maio de 2024
Faperj Educação Projetos

Ensino Transdisciplinar: O Espaço Alexandria estruturando a Universidade do Futuro

• março 18, 2022

Este projeto é uma iniciativa do Espaço Alexandria (EA) voltado especialmente para o aluno universitário que luta com a precariedade social e com a falta de base herdada dos níveis mais básicos do sistema escolar. A ideia do projeto é subverter a lógica de transferir para o estudante o conhecimento acumulado em grandes linhas temáticas e oferecer ele um ensino de alto nível sobre os conteúdos essenciais a respeito do universo e da vida em um formato de educação ativa de forma que ele consiga resgatar sua agentividade para seguir procurando satisfazer seus próprios anseios, alcances e alternativas. É um projeto desenvolvido em 3 fases que culminará com subprodutos desenvolvidos pelos próprios alunos além de toda uma documentação cuidadosa para que o projeto possa ser replicado e aprimorado. O nosso maior desafio é implementar essa pequena revolução na maior universidade federal do país, tendo na base do esforço a ajuda fundamental desse edital da FAPERJ.