Virologista da UFRJ diz que não há motivo para pânico em relação à varíola de macaco.

A virologista Clarissa Damaso, membro do Comitê Assessor para a Pesquisa da Varíola da Organização Mundial de Saúde (OMS), em entrevista ao Globo, assegura que não existe motivo para desespero relacionado à doença, pois ela pode ser contida através de vacinas e medicamentos. Ela, porém, destaca que a disseminação da varíola de macaco, que tinha casos apenas na África, para outros locais no mundo é algo que merece atenção.
Apesar da varíola ser uma doença erradicada, Clarissa afirma em sua entrevista que ainda existem vacinas para contê-la e que ela concede proteção contra a varíola de macacos. O problema, no qual Clarissa e a OMS trabalham, é como houveram surtos dessa doença em locais que não a África, como Europa, EUA, Canadá, e com indivíduos que não entraram em contato diretamente com pessoas vindas do continente africano. A OMS acompanha os casos para encontrar a fonte.
Leia a entrevista completa no link: https://oglobo.globo.com/saude/epoca/noticia/2022/05/variola-de-macacos-nao-ha-motivo-para-panico-tem-vacina-remedio-e-pode-ser-contida-diz-virologista.ghtml