Artigos

Análise fitoquímica e determinação da composição química de extratos larvicidas de resíduos de pimenta preta (Piper nigrum L.): Um experimento para graduação em química.

• junho 7, 2022

Uma aula experimental prática foi elaborada para introduzir alunos de graduação em química ao conteúdo de caracterização química de resíduo industrial. Os estudantes prepararam dois extratos com hexano e diclorometano de pimenta preta para análise em cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa (CG-MS). A presença de sesquiterpenos e piperina foi confirmada, assim como suas atividades larvicidas. De acordo com os resultados, os alunos concluíram que a extração realizada com hexano gerou soluções com maiores atividades larvicidas. Além disso, o experimento proposto proporcionou o primeiro contato dos alunos de graduação com a técnica de CG-M, estimulando os mesmos a debater o processo analítico e a realizar pesquisas bibliográficas.

Para acessar o texto completo clique aqui.